Arte: Rafael Sica!

Nunca fui um desses meninos de quadrinhos. Nunca comprei uma revistinha do homem aranha ou dos X-Men e, quando muito, lia a Turma da Mônica no banheiro da casa de meus tios. No entanto, nos últimos anos tenho desenvolvido uma admiração crescente por quadrinhos, cartuns, tirinhas, charges, etc…

Pretendo, quando mais tempo houver nesse mundo, escrever sobre a minha apropriação desse tipo de produção, de gente como: Laerte, Angeli, Dahmer, Allan Sieber, Salimena, Rafael Sica, Leonardo dentre outros muitos… Minha questão passa pela relação entre a política, como a organização e bagunça das relações entre as pessoas, e a apropriação que os indivíduos fazem dessa produção. Ou seja, como conflitos e opressões sociais são representadas ou re-criadas através da figuração, de uma certa encenação.

Leonardo

Leonardo

As tirinhas, e mais ainda as charges, estão cotidianamente nos jornais, e em geral trazem uma leitura delirante que parte de questões bem concretas de um momento específico. Parando de enrolar, o quadrinho abaixo faz isso com mestria…

Nani

Nani

Daqui há algum tempo, provavelmente, não saberemos mais quem foi Zelaya, como muitos já não entendem a referência ao “amigo da onça”.  Desaparecerão esses elementos contingentes que ligam o desenho a realidade. No entanto, alguns artistas conseguem instalar uma relação  mais perene com sentimentos do mundo través de seus desenhos. Não se trata de uma leitura imediata de fatos jornalísticos, mas sim de uma relação mais íntima com a própria existência, com questões que se também são históricas não se referem a um fato singular, encontram-se espraiadas na própria dimensão da vida.

Desde o primeiro momento que vi os traços do Rafael Sica fiquei espantado. É marcante a diferença de linguagem dos seus desenhos com todos esses outros desenhistas da nova geração. A relação com o onírico, o delírios, a fantasia é um traço marcante. Muitos desenhos não expressam conteúdo algum, por outro lado outros já falam demais…

Enfim, espero que gostem.

222-tira-sica

402-tira-sica

Delírio...

Delírio...

449-tira-sica

236-tira-sica

E essa última que acho simplesmente maravilhosa…

Anúncios
Published in: on 03/10/2009 at 13:44  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2009/10/03/arte-rafael-sica/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Sim, esse Rafael Sica é diferenciado!
    Eu nunca tinha prestado atenção em quadrinhos, mas depois que vc me mostrou algums começei a prestar atenção a tirinhas, quadros, charges e fico cada vez mais interessada por esse tipo de expressão.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: