Mestrado #3 / Ei, Tolstói vai tomá no Cu#7

O título duplo justifica-se porque se, por um lado, mostro mais uma vez a genialidade do escritor russo Tolstói, por outro, nesta passagem o autor traz uma bela definição de subjetividade, a qual de alguma forma tenho me atado nos meus estudos de mestrado.

E é bonito realmente quando coisas assim aparentemente desconexas se juntam e fundem.

A passagem completa do texto é brilhante. Nela vemos a emergência da angústia de um homem cético e racional que tenta buscar alguma fundamentação ética para a vida e o ser. Nela vemos a tentativa de fundamento, de certeza ser sempre abalada por uma dúvida. Não é possível estar certo sobre como viver e como ser. Trouxe apenas um trechinho no qual vemos o culminar de tudo isso…

“Durante toda a primavera, Liévin andou transtornado e padeceu momentos terríveis.
‘É impossível viver sem saber o que sou e para que estou aqui’, disse Liévin consigo.
‘No tempo infinito, na matéria infinita, no espaço infinito, surge um organismo-bolha, e então essa bolha se aguenta um pouco, rebenta e essa bolha sou eu’ “. (Anna Kariênina, Liev Tolstoi, p.774)

Published in: on 26/10/2009 at 15:55  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2009/10/26/mestrado-3-ei-tolstoi-vai-toma-no-cu7/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. que pena que o livro terminou, não? Que maravilha os trechos que vc colocou aqui no seu Blog!

  2. ó sim, é uma pena mesmo. Vc sabe o quanto fiquei impressionado com o livro…Mas enfim, já estou doido para ler os próximos…


Deixe um comentário

