RB e as Mulheres # 1

A importância de Rubem Braga para mim vai muito além de minhas patéticas tentativas de escrever igual ao cronista.

Ao ler a biografia de Rubem Braga vi com graça que o escritor gostava de brincar com as iniciais de seu nome (R.B) fazendo alusão ao grande Ruy Barbosa, como eu também já fiz tantas vezes em relação ao próprio cronista. O Braga que me foi apresentado através de uma “Borboleta Amarela” foi um verdadeiro encontro que tive na vida, coisa além de texto, palavras, escritos. Aprendi com ele a olhar a vida, os detalhes, o rosto das pessoas, as desigualdades, os problema da vida, a beleza das mulheres. Ah, sobretudo, a beleza das mulheres. Rubem foi fundamental na formação do meu olhar, atento, lírico, cínico. Lendo a biografia escrita pelo conterrâneo do cronista, Marco Antônio de Carvalho, ficou essa certeza das coisas belas e tristes da vida do cronista. Sua importância para a literatura brasileira, sua luta contra a ditadura varguista, sua vida repleta de casos amorosos, sua solidão crônica. Enfim, uma pessoa de um tempo, um menino nascido em Cachoeiro.

O trecho abaixo é de uma carta escrita pelo cronista para seu amigo Moacyr Weneck de Castro

“As outras coisas que continuam me comovendo são as mulheres que vejo passar na rua. É inacreditável como qualquer mulher que passa me desperta turbilhões de pensamentos: sinto-me inteligente, fremente, e ao mesmo tempo estúpido. Como todas as artes são frágeis perante essa simples coisa natural! Que variedade nas mulheres, que inacreditável variedade, que mil maneiras de beleza. Acho mulher uma coisa espantosa, inenarrável. São lindíssimas. De vez em quando me revolto achando que a maior parte das pessoas não dá a devida atenção a esse fato e fica falando besteira com um ar grave, como se houvesse coisa mais grave e mais aguda do que isso” (Carta a Moacyr Werneck de Castro, Livro: Rubem Braga – Um cigano fazendeiro do ar, p.294-5)

 

Published in: on 15/01/2011 at 19:06  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2011/01/15/rb-e-as-mulheres-1/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

