RB e as mulheres #2

Essa é de uma outra carta do mestre Rubem Braga ao poeta Manuel Bandeira. Ele começa  a carta canalha e termina lírico, inversamente ao que em geral fazem os homens com seus amores.

“Pretendo desde rapazinho escrever uma longa coisa que nunca tive coragem de escrever a respeito da beleza das mulheres. Atrapalhadamente minha tese é isso: uma repulsa por tudo o que o cristianismo fez com as mulheres bonitas. Minha tese era declarar pateticamente a benemerência pública e universal da mulher bonita, pelo bem enorme, inapreciável que ela faz. Sustentaria essa tese com argumentos e evidências de toda espécie, inclusive esse de que na vida diária, na rua, a visão de uma mulher bonita desconhecida, a simples e passageira visão que ela nos oferece nos faz um bem tão grande e tão grátis que é um absurdo feroz não conceder a uma pessoa assim todas as espécies de privilégios neste mundo e no outro. Já me aconteceu estar desesperado, atormentado com problemas às vezes (não estou dramatizando, você pode acreditar) bem cruéis, duros, urgentes, insolúveis e nesse estado a simples visão de uma mulher bonita me dar um ânimo tão grande, um perdão tão completo para toda a estupidez da vida que em certa época eu talvez tivesse me matado se não fosse isso. Agora que estou pacato, com problemas menos horríveis e prementes, em geral apenas crônicos, com crises de agudez suportáveis, tenho tempo para pensar nesse benemerência que estupidamente o cristianismo desconhece. A mais boa mulher feia não pode fazer tanto bem como a mais ruim mulher bonita. Não é humano, mas sim desumano querer dar uma espécie de preferência moral à mulher feia, como faz o cristianismo, que sempre está em guarda contra a beleza (…) Você deve estar chateado e rindo dessa minha dissertação confusa sobre mulher bonita, mas o que eu queria dizer é que experimento pelos poetas como você uma gratidão semelhante. Quanta gente você não ajuda, não enriquece com a sua simples poesia. Que bem faz! Digo por mim, que lhe devo mil coisas, mil serviços íntimos” (Carta a Manuel Bandeira, , Livro: Rubem Braga – Um cigano fazendeiro do ar, p.298-9 )

Published in: on 20/01/2011 at 16:36  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2011/01/20/rb-e-as-mulheres-2/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. “Já me aconteceu estar desesperado, atormentado com problemas às vezes (não estou dramatizando, você pode acreditar) bem cruéis, duros, urgentes, insolúveis e nesse estado a simples visão de uma mulher bonita me dar um ânimo tão grande, um perdão tão completo para toda a estupidez da vida que em certa época eu talvez tivesse me matado se não fosse isso”

    Brigado seu Rubem! É isso, e se não é isso, deveria ser.


Deixe um comentário

