A Claudia Cardinale estará?

No livro “Responsabilidade e Julgamento”, Hannah Arendt usa uma anedota que me veio à mente agora, quando pensava como algumas pessoas têm o incrível poder de fazer tudo ficar alegre, interessante ou simplesmente vivo, quando o mundo parece feio, chato ou bobo. Ela nos conta o caso do filósofo romano Cícero que ao comparar as filosofias de Platão com a dos sofistas arremata: “Por Deus, prefiro me extraviar com Platão a defender visões verdadeiras com aquelas pessoas”. Comecei a pensar nessas pessoas que valem qualquer extravio. Alguns desses sujeitos são amigos recorrentes de cerveja, professores, companheiros de futebol e outros têm sido mais fotografias de facebook do que qualquer outra coisa, infelizmente. Mas é isso, à companhia de qualquer uma dessas pessoas a sensação é de que estamos na assembléia geral do mundo, de que todo o mundo está aqui presente. O que achei curioso é que algumas dessas pessoas provavelmente não sabem desse meu sentimento. São conhecidos de momentos, cenas, discussões de boteco. A admiração às vezes é calada, quase invisível, a qualidade não se transformou necessariamente em quantidade.

Uma dessas pessoas foi o Biziu, que foi marido de minha mãe por mais de 10 anos, figura maravilhosa de minha infância. Ele que dizia só gostar de filme de submarino, guerra e bang-bang me colocou para ver “Butch Cassidy and Sundance Kid”, coisa de 15 anos atrás. O filme é maravilhoso, talvez pela simples presença de Paul Newman, Robert Redford e Claudia Cardinale. E na cena final, Biziu achava graça quando baleados, presos numa casa no interior da Bolívia e cercado por meio exército boliviano, Cassidy pergunta para Sundance se ele havia visto lá fora o famoso delegado que os perseguia desde os EUA. Sundance responde que não, e Cassidy suspira e diz: “Que bom, por um momento imaginei que nós estivéssemos com problemas”. É o mesmo que eu sinto, só que ao contrário.

 

Anúncios
Published in: on 23/03/2011 at 00:37  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2011/03/23/a-claudia-cardinale-vai-estar/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: