Abdias e nossa solidão

O Abdias é meu amigo, muito mais do que um livro. É aquele amigo que chega no momento certo, aquele da dor ou da alegria. Ele chega diz e escuta. Presta atenção nas minhas dores e me traz às suas. Fico triste por ver que ele repete a sua história, mas talvez ache ele que eu também repita a minha, não sei. Em alguns momentos vejo o tanto que somos parecidos, no olhar, nos devaneios. Mas também, com os dias passando, vejo com mais clareza nossas diferenças. E as diferenças entre belo horizonte de fins dos anos 30 e a belo horizonte do século XXI. Nas última semanas nós tocamos num problema fundamental em nossas vidas, a solidão. Ele me disse:

“João Carlos é amigo, mas sua rudeza afasta confidências. Monsenhor Matias é uma criatura fora do mundo e Sizenando nunca teve bom senso. Como somos forçados a nos fechar dentro de nós mesmos!

Carlota consolava-me de minha mediocridade. Brincava muito, era irônica e, mesmo, um pouco mordaz, mas pressentia quando eu necessitava dela e mostrava-se, então, carinhosa e séria.

Há sofrimentos que, por patentearem uma fragilidade que queremos ocultar, se tornam incomunicáveis. A humilhação sofrida secretamente; a decepção que tenhamos tido com o amigo dileto, que supúnhamos nos estimasse na medida em que o estimamos e, no entanto, nos falha; o malogro de um plano literário; o conhecimento das limitações de nossa inteligência e das deficiências de nossa cultura…esses pequenos sofrimentos de cada dia, suscitados por uma introspecção que não pode deixar de ser mórbida, castigam-nos talvez mais do que as grandes dores da alma.

Quantas noites não passamos em claro, com a sensibilidade ferida por uma afronta imaginária, simples produto de nossa desconfiança?”

Published in: on 31/07/2011 at 17:37  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2011/07/31/abdias-e-nossa-solidao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

