Cena de Cinema #1 – Malena

    

     Algumas cenas de filmes me acompanham pela vida toda. Vez ou outra, no meio de uma angústia ou de uma rua, lembro-me de uma dessas cenas, de uma fala, um silêncio, uma pausa, um beijo. São cenas que transformam um filme que mexem com o meu olhar. Como Abdias estou sempre acompanhado do diabo da análise, e com isso não consigo deixar a cena quieta no lugar dela, na sala de projeção ou na televisão. Ela vem e se instala na minha cabeça, passeando comigo pela vida.

     Essa seção é dedicada a essas cenas. Para os que não gostam de saber do final dos filmes é melhor não ler mais as linhas que seguem. O passeio pelos meus devaneios não sabe dizer de início, meio ou fim.

     “Malena” conta a história de uma bela viúva siciliana na segunda guerra mundial. A personagem central é interpretada pela única atriz possível: Monica Bellucci. O narrador da trama é um rapaz de 13 anos, como todos os moradores masculinos da vila onde mora, ele está completamente atormentado de desejo pela bela viúva. O filme narra os olhares, os desejos e abusos que envolvem Malena. Sempre a partir do olhar apaixonado do menino.

     Ao final do filme vemos o menino pedalando, na direção oposta a Malena, e ouvimos sua voz. Agora ele é um homem velho que finaliza aquela história. Ele nos diz que depois de Malena teve muitas mulheres, mas que a única mulher que ele nunca esqueceu foi ela, foi Malena.

Published in: on 27/01/2012 at 17:30  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2012/01/27/cena-de-cinema-1-malena/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

