Memória

Perigoso, Chiquinho e Binga; Cordeiro, Brant e Ivo; Dalmi, Said (um turco brigador), Jairo, Mário de Castro (o melhor jogador da época) e Cunha.

O trabalho da memória é curioso. Já faz quase 10 anos que fico a relembrar o nome de 11 homens que nunca conheci, porém hoje, já não me recordo o nome daquele único senhor que todo santo dia me ditava a formação do esquete do galo dos anos 30[1].

O goleiro se chamava Perigoso, o que já é motivo de graça. Era médico: “Doutôôr Oswááldo Costa”. Eu delirava mesmo era com os adjetivos associados aos jogadores, havia dois, o “turco brigador” e “o melhor jogador da época”. Quase todos os dias esse senhor implicava comigo por causa do meu cabelo, logo quando eu chegava ele destilava seu veneno contra meus cachos que, certamente, metaforizavam o declínio da civilização.

Foi ao ler um texto sobre memória de velhos que imediatamente retornei a esse período. Um período de solidão. Um período que eu, aos 21 anos, compartilhava da espera da morte, entre o filé de peixe no almoço e a salada de fruta das 15:30; eu e elas, aquelas tristes senhoras devassadas pela loucura e pela decadência. Mas foi também um período de conseguir trabalhar e ter um pequeno e cotidiano reconhecimento pelos serviços prestados.

Acho bonito esse cantado das escalações de times antigos. Já faz 10 anos que, sem pensar muito, decorei a escalação acima. Lembro de ter comentado com minha avó do nome dos jogadores lá de cima, e ela, atleticana doente, ficou toda feliz e se pôs a falar dos jogadores, suas histórias, seus trágicos destinos.


[1] Depois de 10 dias me lembro casualmente. Era o “seu” Plínio.

Published in: on 01/09/2012 at 12:57  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://obarseular.wordpress.com/2012/09/01/memoria/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

